domingo, 17 de julho de 2016

Resenha: Os Corumbas (Amando Fontes)


Apesar de ter sido escrito em 1933, 'Os Corumbas' continua atual, já que trata da história triste do proletariado nordestino, ou de todo o Brasil, que acorda antes do sol nascer para trabalhar e ainda passa fome.

Amando Fontes conta a vida da família Corumba durante os seis anos que viveram em Aracaju, após saírem de um pequenino vilarejo no interior do Sergipe. No início, Geraldo e Sá Josefa chegaram com cinco filhos, quatro mulheres e um homem. No entanto, os infortúnios são tantos que neste pequeno espaço de tempo eles perdem toda a prole. E assim, se desenrolam os fatos na Estrada Nova ou nas fábricas de tecido Têxtil e Sergipana.

O triste relato é ainda mais profundo se levado em consideração os costumes e tradições da época, que faziam com que qualquer coisa fosse considerado algo sem perdão. Quanto à linguagem, apesar do livro ter mais de 80 anos, há várias palavras que já não estão no nosso dialeto habitual, como sazões, taquaras, caceteiras, entre outras.

Como, sabiamente, disse o grande Mário de Andrade: 'Esse livro vale por si'. Um verdadeiro romance do proletariado brasileiro.

Ficha técnica:

Livro: Os Corumbas
Autor: Amando Fontes
Editora: José Olympio
Ano: 1996 (Original 1933)
Páginas: 176
Nota/Cotação: 4 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário