segunda-feira, 18 de julho de 2016

Resenha: O roubo do punhal sagrado (Amâncio Leão)

Como as pessoas que acompanham o blog já devem saber, sou apaixonada por livros de suspense e por livros infantojuvenis. Quando encontro algo que consiga unir essas duas paixões - menção honrosa para Os Karas, do eterno e maravilhoso Pedro Bandeira -, fico bastante contente. Todo esse nariz de cera serviu para dizer que 'O roubo do punhal sagrado' é um baita livro de detetives para adolescentes!

A história é sobre um grupo de amigos que são impelidos a descobrir o que, realmente, aconteceu com o francês namorado da mãe da menina da história. Com isso, eles se metem em um intrincada história que envolve policiais, colecionadores, ciganos e organizações secretas. Um prato cheio para esse tipo de obra!

As personalidades de cada um dos personagens é bem delineada com os clichês básicos do grupinho de adolescentes, porém, com uma pitada de humor em todos eles, o que faz com que o leitor sinta uma grande simpatia pelo grupo e que os adolescentes até se identifiquem com eles, como quando matam aula ou quando são repreendidos pelos pais. Nesse sentido, o autor conseguiu colocar a dose certa, sem apelar para o pieguismo, nem ser grosso ou insípido.

Quanto à narrativa em si, obviamente, há alguns furos, porém, nada que atrapalhe a trama, que mesmo não sendo brilhante (dá para saber bem antes quem é o cabeça da história) prende o leitor e, no fim, ainda guarda uma boa surpresa, além do épico final meio 'O código Da Vinci'.

Para quem gosta deste tipo de literatura ou para aqueles que têm o poder de influenciar adolescentes a ler, esta é uma boa opção, que irá deliciar um ou outro do início ao fim.

Ficha técnica:

Livro: O roubo do punhal sagrado
Autor: Amâncio Leão
Editora: Escrita Fina
Páginas: 95
Ano: 2009
Nota/cotação: 4 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário