quinta-feira, 14 de julho de 2016

Resenha: Minhas histórias dos outros (Zuenir Ventura)

Quando li '1968', acreditei que dificilmente Zuenir Ventura conseguiria ter outra obra prima, outro livro tão bom quanto aquele. Ledo engano, caro leitor. 'Minhas histórias do outros' é simplesmente maravilhoso, único e envolvente. Um livro que você acompanha, se intromete, opina, conversa, contextualiza e sente, sente muito!

Mesmo contemplando um grande período de tempo (da década de 50 até, mais ou menos, 2005), as histórias parecem estar entrelaçadas, cada uma lançando foco na outra, criando assim uma unidade surpreendente em um livro com vários fatos e épocas diferentes, uma verdadeira teia de acontecimentos tecida com a maestria de uma aranha-rainha.

Eu e o mestre
O autor fala desde a chegada do homem à lua ao 'encontro do século', entre John Kennedy e o dirigente soviético Nikita Kruschev; passando pela Cuba de Fidel e pela calcinha de Jaqueline Onassis. Tudo isso com um texto perfeito, sem sobras ou gorduras, muito dinamismo e um toque de humor, que só os gênios possuem.

Por essas e outras que, na minha humilde opinião, Zuenir Ventura é o grande cronista do nosso século, um jornalista literário como nunca se viu por estas bandas: o cara que possui a destreza do jornalista e a delicadeza do escritor. Viva Zuenir!


Ficha técnica:


Livro: Minhas histórias dos outros
Autor: Zuenir Ventura
Editora:Planeta do Brasil
Páginas 272
Ano: 2005
Nota/Cotação: 5 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário