quarta-feira, 6 de julho de 2016

Resenha: Leite derramado (Chico Buarque)

 Fiquei horas pensando em como classificar este livro. Então, em algum lugar da minha mente surgiu a frase pronta: 'Um deleite derramado aos pés de Chico Buarque'. E é exatamente isso. O autor nos leva a um deleite em 200 páginas, um prazer suave de ler sobre a vida do velho Assumpção, que ao longo dos seus 100 anos consegue ver o cabelo ao vento de sua Matilde e a delicada curva de seus seios do leito do hospital.

É se deleitar com as passagens cotidianas, com as traições e com as demonstrações de poderio da família que teve contato com a corte portuguesa, com o império brasileiro, com a república, com o senado, onde todos os Eulálios tiraram fotos de calças curtas...

Eulálio não sabe se o tataraneto é seu tataraneto, mas lhe ensinou o que sabia. Mas, sua filha acredita que não é ele seu bisneto. No entanto, aquele nariz não lhe é estranho... acho que parecia com o de Matilde, durante a missa de sétimo dia do seu pai, que fez com que ele tivesse sua primeira ereção ao ver a futura mãe de sua filha.

Ao longo da narrativa, Chico Buarque desnuda as virtudes e, principalmente, os defeitos de uma família que já teve tudo, mas que hoje precisa sobreviver à base do dinheiro de um traficantezinho ou da boa vontade de um pastor do subúrbio. O estilo rebuscado e os loopings da história fazem com que o livro seja denso, até mesmo difícil de ler, mas não tira o brilhantismo do texto.

Leitora de todos os livros de Chico, de quem sou uma fã musical incondicional. acredito que em 'Leite Derramado' ele tenha conseguido encontrar seu fio, encontrar seu lugar literário, pois nas outras obras sua genialidade não conseguiu nem chegar perto. E, desta vez, o Homem dos Olhos Verdes pôs em prosa a inteligência já conhecida em versos.


Ficha técnica:

Livro: Leite derramado
Autor: Chico Buarque
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 200
Ano: 2009
Nota/Cotação:  4 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário