sábado, 23 de julho de 2016

Resenha: A história do Galo Marquês (Ganymédes José)

Há uns 25 anos li este livro, se não me engano foi o primeiro livro com mais letras do que figuras que li. E, de lá pra cá, de tempos em tempos pego-o para ler, pois, me marcou de uma forma inigualável, já que foi um dos contatos primordiais que tive com a morte e sobre como as perdas podem afetar a vida de uma pessoa.

Com um texto ágil e didático, Ganymédes José conta a história de um pequeno escravo, de apenas 8 anos, que cria um galo desde que ele ainda estava dentro do ovo, ajudando-o a sair da casca, dando comida, colocando uma fralda (essa parte é hilária), vendo-o se tornar um belíssimo galo e sempre companheiro de todas as horas. Porém, um dia, quando todos os galos da fazenda estavam doentes e um iminente barão iria jantar na Casa Grande naquele dia, os senhores sacrificam o
coitadinho, para desespero do menino. Um pouco antes do Natal, o garoto morre de tanta tristeza por terem arrancado dele seu melhor amigo. E, na meia-noite do dia do nascimento do Senhor, naquela fazenda, viu-se uma estrela mais brilhante do que as outras e ouviu-se um canto de um galo, tão forte e profundo como nenhum outro. Então, houve a certeza de que os amigos haviam se encontrado.

Desculpe, se eu contei a história quase toda, mas é que é muitoooooo linda, muito emocionante e que marca qualquer um em qualquer idade. Se você tiver a oportunidade, algum dia, de comprar este livro, com 15, 20, 30, 40, 50, 60 anos, pode ter certeza de que valerá a pena. Afinal, a sensibilidade não é medida pelo tempo.

Ficha técnica:


Livro: A história do Galo Marquês
Autor: Ganymédes José
Editora: Moderna
Ano: 1982
Páginas: 64
Nota/Cotação: 5 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário