quinta-feira, 7 de julho de 2016

Resenha: Anjos e demônios (Dan Brown)

Quando li 'O Código Da Vinci', me perguntei centenas de vezes o motivo de tamanha festa em cima do livro. Pois, na minha opinião, apesar de ter uma boa história, tem uma escrita muitíssimo fraca. Por isso, pensei que nunca mais leria nada de Dan Brown, porém, perto do lançamento do filme, resolvi me aventurar com Robert Langdom mais uma vez, mesmo esperando ser o mesmo fracasso do outro. No entanto, 'Anjos e demônios' me surpreendeu positivamente.

Apesar de ainda não ser um livro excelente ou que mereça tamanha devoção, é mais bem escrito do que o Código e possui uma história mais redonda, com menos furos do que a outra. E nisso tudo, o que mais me surpreende é que 'Anjos e demônios' foi escrito antes do Código, o que, presume-se, deveria ser a iniciação acabou se transformando em algo superior.

Nesta primeira empreitada de Robert Langdom, o autor procura esmiuçar demais o caráter e a genialidade do seu professor de Harvard, pecando no excesso de detalhes de sua vida acadêmica. Ao mesmo tempo, ele coloca em Vittoria Vetra características que a deixam beirando a 'mulher perfeita', receita que repetiria com a criptógrafa de Código. Os demais personagens são bem estereotipados: 'o grande cientista', 'aquele dividido entre a ciência e a religião', 'o provável traíra', 'o louco que faz tudo' etc.

Quanto a história em si, há algo de possível no início e até mesmo fácil de acontecer, pois a religião ainda é uma fonte riquíssima de questionamentos, porém, no desenrolar dos fatos, qualquer vestígio de possível verdade é jogado no ralo com cenas inacreditáveis e situações bizarras.

No frigir do ovos, o Vaticano acaba fortalecido e o autor deixa no ar aquela coisa de 'é melhor que a humanidade continue acreditando em Deus'. Ao mesmo tempo, ele deixa na cabeça de algumas pessoas que adoram confundir realidade com ficção (vide o fenômeno do Código) a sensação de que o Papa Francisco pode cair com a língua negra a qualquer momento...

PS.: Assim que terminei o livro, fui ver o filme. E só tenho uma coisa a dizer sobre ele: SOFRÍVEL. Nem Tom Hanks, nem Ewan McGregor salvam o bichinho...





Ficha técnica:

Livro: Anjos e demônios
Autor: Dan Brown
Editora: Sextante
Páginas: 464
Ano: 2004
Nota/Cotação: 3 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário