quinta-feira, 21 de julho de 2016

Resenha: Amistad (Alexs Pate)

Há uns 10 anos, tentei ler este livro. Mas, não sei porque cargas d'água, não consegui e deixei-o de lado. No início deste ano, resolvi tentar mais uma vez. E, para minha surpresa, fiquei encantada com a história, que me marcou profundamente pelas injustiças e pela coragem de alguns indivíduos.

Mesmo este livro tendo feito o caminho inverso da maioria (o romance foi feito a partir do roteiro do filme), o resultado foi o mesmo: a obra escrita é bem melhor do que a película, que mesmo sendo muito bem filmada, ainda deixa a desejar devido à magica que Alexs Pate pôs nos personagens, transformando Cinque em um herói abnegado, John Quincy Adams no estereótipo de ex-presidente-americano-salvador-do-mundo e ainda conseguiu que as histórias secundárias tivessem vida própria e amarrassem o leitor do mesmo jeito.

Dentre essas histórias paralelas, um grande destaque é o homem que acompanhava Cinque no navio (agora esqueci o nome dele) e que se converteu rapidamente ao catolicismo, depois de uma lavagem cerebral em poucos dias na cadeia. A forma como ele cita a Bíblia e, por alto, a história de Jesus sob a perspectiva de alguém que nunca havia sequer ouvido falar no filho de Deus é genial!

Enfim, um livro recomendadíssimo para quem gosta de história, de uma obra bem escrita e para quem ainda tem dúvidas sobre o quanto a escravidão era absurda!

Ficha técnica:

Livro: Amistad
Autor: Alexs Pate (baseado no roteiro 
de David Franzoni)
Editora: Marco Zero
Ano: 1997
Páginas: 207
Nota/Cotação: 4 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário