sexta-feira, 1 de julho de 2016

Resenha: 100 Melhores Contos de Crime e Mistério da Literatura Universal (Org. Flávio Moreira da Costa)

Fechando com chave de ouro a semana de contos do Quotadas, uma reunião de obras-primas da literatura! Veja só!


Quando digo que li, de uma só vez, os '100 melhores contos de crime e mistério da literatura universal' pouca gente acredita. No entanto, as mais de 800 páginas são tão bem escolhidas, tão deliciosas, que poucas foram as vezes que pensei em abandonar a leitura para continuar depois.

É claro que, dentre 100 contos, o nível não é mantido em todos. Porém, Flávio Moreira da Costa, o organizador, tem o mérito de ter escolhido textos de grandes mestres da literatura, que, de uma forma ou de outra, têm algo para passar para o leitor.

O livro começa, por incrível que pareça, com textos retirados da bíblia ('A história de Sansão' e 'Assassinato em Isbaal'); passa pela mitologia, com o genial 'Édipo Rei'; chega a grandes
nomes da literatura mundial de antes do século XX, como Charles Perrault, Robert Louis Stevenson; continua com onipresentes autores Jorge Luis Borges e Dashiell Hammett; e, como não poderia faltar, os maiores do gênero: Agatha Christie, Edgar Allan Poe e George Simenon.

É claro que também há espaço para os brasileiros, como Machado de Assis, Monteiro Lobato, Marcos Rey <3, Lygia Fagundes Telles e o especialista Rubem Fonseca.

Enfim, é um mar delicioso de histórias bem contadas, que sempre fazem com que você queira mais e mais. Tanto que nem dá para sentir que essas páginas todas passaram tão rápido. Um calhamaço que vale por muitos!

Ficha técnica:

Livro: 100 melhores contos de crime e mistério
da Literatura Universal
Autores: Vários
Organização: Flávio Moreira da Costa
Editora: Ediouro
Ano: 2002
Páginas: 830

Nota/Cotação: 4,5 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário